O Colégio Marques Rodrigues busca desenvolver o ser humano em todos os aspectos: físico, emocional, intelectual e social. Da Educação Infantil ao Ensino Médio, o Colégio Marques Rodrigues oferece uma educação completa, dispondo-se a buscar o aluno em seus diferentes momentos de aprendizagem.

Ensino Médio - Colégio Marquês Rodrigues

O Ensino Médio representa a etapa onde deve ocorrer a consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental. Para o Colégio Marques Rodrigues, é no Ensino Médio que ocorre o aprimoramento do aluno como pessoa humana, ocorrendo sua formação ética e florescendo sua autonomia intelectual e de pensamento crítico. Nessa fase do aprendizado o aluno inicia-se na compreensão de fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática, em face do conhecimento.

Conforme estabelecido na LDB (1996), o Ensino Médio tem como finalidades:

• I – a consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental, possibilitando o prosseguimento de estudos;
  • II – a preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando, para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar com flexibilidade a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores
  • III – o aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico;
  • IV – a compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática, no ensino de cada disciplina (Art. 35. Lei 9.394/96).

O Ensino Fundamental I é o momento em que se inicia a formalização do processo de ensino-aprendizagem: noções conceituais surgem para explicar o mundo, e conteúdos acadêmicos são apresentados paulatinamente para colaborar para a construção de conceitos que devem ser incorporados ao repertório intelectual do aluno. Nesta fase, a escola passa a ter uma nova dimensão para a criança, que começa a ter consciência de suas potencialidades. As exigências são outras, aparecem novos desafios e os estudos pedem maior concentração e dedicação.

O currículo deste segmento é constituído pelas seguintes disciplinas:

• Língua Portuguesa
  • História e Geografia
  • Ciências
  • Inglês
  • Arte
  • Educação Física
Ensino Infantil - Colégio Marquês Rodrigues

O Colégio Marques Rodrigues procura oferecer situações que estimulem e favoreçam o desenvolvimento global da criança nos aspectos: cognitivo, afetivo, social e psicomotor. Os nossos profissionais apóiam e desafiam a criança para que ela possa:

• Expressar sentimentos e emoções, ser independente, curiosa, criativa; ter iniciativa e auto-estima;
  • Construir sua inteligência, interagindo com o meio e adquirindo o conhecimento físico, lógico-matemático, social e a função simbólica;
  • Interagir com outras crianças e adultos num ambiente de respeito e cooperação, de forma a conquistar sua autonomia e tomar-se capaz de construir normas e valores próprios, percebendo-se como membro participante de um grupo, de uma sociedade.
  • Desenvolver suas possibilidades psicomotoras por meio de atividades que favoreçam os movimentos amplos e a coordenação voluntária dos pequenos músculos.